Filiado à

(48)3222-4552

Geral

Mesmo de telhado novo, MDV inunda com chuvas desta quarta (4/4)
05/04/2018

Situações como as vivenciadas pelos usuários e pelas trabalhadoras e trabalhadores na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, nesta quarta-feira (4/4) levantam questionamentos sobre a forma como o dinheiro público é investido na saúde. Há poucos meses, em dezembro de 2017, a notícia no site do governo do Estado comemorava a aprovação da comunidade ao novo telhado da maternidade, cujo investimento foi de R$ 1,9 milhão. Acontece que a nova cobertura, tão esperada por trabalhadoras/es e comunidade, não suportou à primeira chuva.

A tempestade desta quarta-feira simplesmente inundou as dependências da unidade, gerando graves riscos a saúde dos recém-nascidos, das mães e das trabalhadoras/es. Dois bebês tiveram de ser transferidos às pressas pelo SAMU para outras unidades. Na correria, e com a água chegando à altura dos tornozelos, servidores chegaram a se machucar. Equipamentos caríssimos como incubadoras estiveram em risco de serem perdidos. Os bombeiros foram chamados após uma explosão na parte elétrica.

Felizmente, com o esforço da equipe de plantão, a situação foi contornada, mas a situação denota a péssima qualidade da obra contratada pela Secretaria do Estado da Saúde. É sintomático: é assim que o governo de Santa Catarina vem tratando as unidades de saúde pública. O único que parece importar é a manchete de jornal anunciando a inauguração de mais uma obra. Se o telhado cair no dia seguinte, ninguém parece de fato se importar.

O episódio vexatório vivenciado na MDV repete-se diariamente, em diferentes graus de intensidade, em todas as unidades de saúde administradas pela SES. As condições para trabalhar e atender a população estão cada vez mais precárias, os improvisos cada vez mais comuns, a falta de materiais e equipamentos básicos tornou-se regra. É triste constatar que a inundação da maternidade mais importante do norte do Estado não se trata de um ponto fora da curva, mas, de certa forma, é manifestação de uma situação crônica de precarização da saúde em Santa Catarina.

[ Mais Notícias ]

(48)3222-4552

secretaria@sindsaudesc.com.br

Rua Frei Evaristo, 77 - Centro - Florianópolis/SC

Rua Castro Alves, 673, Saguaçu - Joinville/SC - CEP: 89221-100 - (47)3025-6444

Rua Sebastião Furtado, 35, Centro - Lages/SC - CEP: 88501-140 - (49)3018-3501

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde Pública Estadual e Privado de Florianópolis e Região