Filiado à

Nota de apoio à greve das/os trabalhadores municipais de Biguaçu
22/08/2018

Servidores/as da saúde, assistência social e educação do município de Biguaçu estão em greve há cerca de 10 dias, sendo suas principais reivindicações melhores condições de trabalho e revisão do Plano de Cargos e Estatuto.

Na semana passada, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina considerou a greve ilegal, ainda que em caráter liminar, alegando que o limite mínimo de serviços e atividades exigidos por lei não estava sendo respeitado e multando o Sintramubi (Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura Municipal de Biguaçu) em R$ 100 mil por dia. O Sintramubi afirma que o limite estabelecido em Lei está sendo cumprido e os servidores decidiram por manter a greve.

Nesta terça-feira (21/08) pela manhã, as/os servidoras/es realizaram uma assembleia extraordinária em que avaliaram um ofício com propostas da prefeitura recebido na véspera pelo Sindicato. A avaliação foi de que as propostas realizadas pelo município não cumpriam o acordo previamente estabelecido, o que foi considerado uma ofensa pelas/os servidoras/es. Portanto, a negociação não avançou. Assim, decidiu-se pela manutenção da greve por tempo indeterminado e por reabrir negociações somente se a multa (que já supera os R$ 300 mil) for dispensada e os pontos não forem cortados. Uma nova assembleia está marcada para as 8h30 desta quinta-feira (23/08).

O Sintramubi e os servidores pedem a compreensão da população e alertam que a luta também é pela melhoria da qualidade dos serviços prestados. O prefeito está buscando desmoralizar o movimento, mas ele é legítimo e justo.

A luta em defesa de direitos e do serviço público é autêntica e o SindSaúde/SC manifesta seu apoio aos/às servidores/as do município de Biguaçu. Estaremos acompanhando a assembleia de amanhã e esperamos um bom desfecho para os/as trabalhadores/as e a população.

secretaria@sindsaudesc.com.br