Filiado à

Dia Nacional da/o aposentada/o e da Previdência Social
24/01/2019

Dia Nacional da/o aposentada/o é comemorado nesta quinta-feira (24), nessa mesma data celebra-se o aniversário de 96 anos da Previdência Social brasileira. Segundo dados do Ministério Da Previdência Social, a Previdência paga hoje 16, 7 milhões de aposentadorias. Desse total, 8,7 milhões são aposentadorias por idade, 3,2 milhões por invalidez e 4,8 milhões por tempo de contribuição. Da quantidade de aposentadorias, 10,4 milhões são de segurados do setor urbano e 6,2 milhões do setor rural. O valor investido pela Previdência Social para o pagamento desses benefícios é de 14,4 bilhões.

O Dia Nacional da/o aposentada/o, comemorado no dia 24 de janeiro, foi instituído pela Lei nº 6.926, de 30 de Julho de 1981. A data foi escolhida em homenagem à aprovação da Lei Eloy Chaves, em 24 de janeiro de 1923. Esse dispositivo legal é considerado o marco histórico que oficializou a criação da Previdência Social brasileira.

Nesses tempos de ataques às trabalhadoras e trabalhadores é fundamental garantir a continuação da Previdência Social brasileira e lutar contra a reforma proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

O SindSaúde/SC parabeniza a todas aposentadas e aposentados, especialmente da área da saúde e afirma sua luta em defesa de direitos.

secretaria@sindsaudesc.com.br