Filiado à

Acontece a primeira rodada de negociação da iniciativa privada
29/01/2019

Depois de muita insistência foi agendada a primeira mesa de negociação do setor privado. Desde novembro de 2018, a comissão de negociação do SindSaúde/SC vem tentando agendar uma reunião com as entidades patronais para discutir a data base 2018/2019, que só aconteceu nesta terça-feira, 29 de janeiro. Estavam representando o patronato o sindicato patronal (Fehoesc) e representantes das empresas Santa Luzia, São Camilo e SOS Cárdio.

A comissão de negociação do SindSaúde/SC apresentou a pauta exigindo o pagamento do reajuste de 5% linear a todos os trabalhadoras/es da categoria privada, retroativo a novembro de 2018. Isso representaria um ganho real de 1% para as trabalhadoras e trabalhadores do setor privado.

O patronato apresentou contraproposta do índice de reajuste de 3,6%, abaixo da inflação do período e que passaria a ser pago somente em fevereiro. Propuseram ainda, a supressão da cláusula de banco de horas que é o instrumento que garante a participação do sindicato nas negociações a respeito do tema.

A comissão de negociação do SindSaúde/SC rechaçou a contraproposta dos patrões, por entender que o retroativo a novembro é inegociável, pois é direito do/a trabalhador/a terem suas perdas salariais recompostas. Além disso, o patronato não pode pretender retardar a negociação para gerar perdas aos trabalhadores e trabalhadoras. Não havendo acordo, uma nova reunião de negociação foi marcada para o dia 15 de fevereiro, às 10h.

secretaria@sindsaudesc.com.br