Filiado à

(48)3222-4552

Geral

Negociação com a Secretaria de Estado da Saúde
08/04/2019

No dia 26 de março de 2019 ocorreu a segunda reunião de negociação com a Secretaria do Estado da Saúde (SES). Participaram da reunião a Comissão de Negociação do SindSaúde/SC representando os trabalhadores, e o secretário da saúde, Helton de Souza Zeferino e o seu adjunto, André, representando a Secretaria do Estado da Saúde (SES).

A reunião foi iniciada com uma fala da presidenta do SindSaúde/SC, Simone Bihain Hagemann, que o informou sobre a Assembleia da Categoria ocorrida no dia 26 de fevereiro, onde a categoria aprovou a intensificação das mobilizações diante a ausência do Governo em Negociar a pauta da categoria. Os membros da Comissão de Negociação reforçaram o anseio da categoria com a abertura imediata de concurso público e com as cláusulas financeiras, como a data base da categoria (vencida pelo 3 ano consecutivo), o auxílio alimentação, a incorporação da gratificação aos salários e a criação do adicional de formação. O Secretário da Saúde informou que encaminhou as reivindicações recebidas, no dia 21/01, para a Secretaria da Administração (SEA) que ainda está avaliando-as, mas não apresentou nenhum prazo para que haja um retorno efetivo para a categoria. Também mencionou que recebeu e está analisando a proposta construída pelo sindicato sobre a implementação das Equipes Multiprofissionais de Saúde Ocupacional (EMSO) nas unidades da SES. Segundo ele, essa pauta é viável e existe a intenção de fazer essa implementação numa unidade piloto.

Após amplo debate sobre as condições em que estão atuando nossos servidores, a reunião foi encerrada com o compromisso do Secretario Helton S. Zeferino de formar comissões constituídas por diretores do sindicato e por técnicos da SES para dar prosseguimento à negociação da pauta da categoria, em especial o concurso público, a data-base, o auxílio-alimentação e a implementação das equipes multiprofissionais de saúde ocupacional. Ainda, foi perguntado ao secretário da saúde sobre a possibilidade de ocorrer atraso salarial, conforme mencionado por alguns meios de comunicação. Ele respondeu que a princípio não existe esse risco.

Dessa maneira, no dia 02 de abril de 2019 foi pulicada a Portaria nº 249 de 29/03/2019, onde a SES oficializa a comissão de negociação que irá dar andamento a essas negociações dentro de um calendário mensal de reunião. A Direção do sindicato avalia como positiva a criação da comissão que dará continuidade às negociações específicas, mas alerta a categoria sobre a necessidade de intensificar as mobilizações, pois só isso permitirá bons resultados.

[ Mais Notícias ]

(48)3222-4552

secretaria@sindsaudesc.com.br

Rua Frei Evaristo, 77 - Centro - Florianópolis/SC

Rua Castro Alves, 673, Saguaçu - Joinville/SC - CEP: 89221-100 - (47)3025-6444

Rua Sebastião Furtado, 35, Centro - Lages/SC - CEP: 88501-140 - (49)3018-3501

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde Pública Estadual e Privado de Florianópolis e Região