Filiado à

Semana da Enfermagem
13/05/2019

Celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Neri, a Semana da Enfermagem foi instituída pelo Decreto n. 48.202, em 12 de maio de 1960.

O Art. 2º do Decreto prevê que no transcurso da Semana deverá ser dada ampla divulgação às atividades da Enfermagem e posta em relevo a necessidade de congraçamento da classe e suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas de cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público.

No Art. 3º fica decretado que durante a Semana, deverão ser prestadas homenagens a memória de Ana Neri e a outros pessoas consagrados da enfermagem. Ana Néri (1814-1880) foi a pioneira da enfermagem no Brasil, prestou serviços voluntários, nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá, durante a Guerra do Paraguai.

Florence Nightingale foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite.

Nessa semana o SindSaúde/SC parabeniza toda equipe de enfermagem: as enfermeiras e enfermeiros, técnicos e técnicas de enfermagem e auxiliares de enfermagem.  que atuam na defesa da saúde e da vida das pessoas. Afirmamos nossa luta por condições dignas de trabalho e valorização dos profissionais da saúde e repudiamos os cortes na saúde pelo governo do Estado, de 15% para 12%. Investimento em saúde é um direito constitucional que deve ser assegurado pelo Estado e é o que garante um bom atendimento à população.

secretaria@sindsaudesc.com.br