Filiado à

Sindicato busca reparação aos trabalhadores dispensados, por falta de dinheiro, pela Fundação que gere o Hospital de Alfredo Wagner
12/12/2019
De portas fechadas desde o dia 29 de novembro, por falta de dinheiro, a Fundação Médico Assistencial ao Trabalhador Rural de Alfredo Wagner dispensou suas/seus funcionárias/os por tempo indeterminado, alegando a impossibilidade de efetuar os pagamentos.

Em carta enviada aos funcionários, a fundação alega que “todos os valores serão devidamente pagos aos funcionários, assim que o financeiro do hospital se estabilizar” e terem caixa para reabertura do hospital, pois hoje, não possuem “nenhum valor, nem para compra de alimentação”.

Ao visitar o hospital e constatar a gravidade da situação, diante das reclamações das/os trabalhadoras/es, o Sindicato recorreu, de imediato, ao Ministério Público do Trabalho de Blumenau a fim de intervir no caso. Solicitamos urgência para a resolução. As/os trabalhadores não receberam o pagamento dos dois últimos meses e o décimo terceiro.

O Sindicato está tomando todas as medidas políticas e jurídicas para garantir que o direito das/os trabalhadoras/es sejam assegurados. Faremos novo informe quando o Ministério Público propor um calendário para dar seguimento aos trâmites.

O jurídico do SindSaúde/SC orienta que ninguém peça demissão. Ao pedir demissão, o/a trabalhador/a terá descontado o aviso prévio e não conseguirá levantar o seguro desemprego nem o fundo de garantia.

Infelizmente, por mais uma vez, trabalhadoras/es são expostos a graves transtornos envolvendo a administração de hospitais por fundações e organizações sociais.

Foto: Secom / Divulgação

secretaria@sindsaudesc.com.br