Filiado à

Fiocruz analisa condições de trabalho na linha de frente contra a covid-19
29/07/2020

Na última semana, a Fiocruz lançou a pesquisa nacional “Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil”. O objetivo do estudo é conhecer as condições de vida e trabalho dos profissionais que atuam diretamente na assistência e no combate à pandemia do novo coronavírus.

A proposta da pesquisa surgiu da percepção de que há subnotificação de casos de Covid-19 entre os profissionais de saúde. De acordo com Boletim Epidemiológico Especial nº 22 do Ministério da Saúde, até o dia 11 de julho, foram registrados 180 mil casos de Covid-19 em profissionais de saúde de todo o país, com 163 óbitos — o número sinaliza subnotificação, pois o Observatório da Enfermagem já registrava 295 mortes por Covid-19 apenas entre os profissionais de Enfermagem.

O estudo liderado pela Fiocruz conhecerá a realidade das condições de trabalho dos profissionais na linha de frente da Covid-19 buscando compreender o ambiente e a jornada de atividade, o vínculo com a instituição, a vida do profissional na pré-pandemia e as consequências do atual processo de trabalho, envolvendo aspectos físicos, emocionais e psíquicos desse contingente profissional.

Acesse o link abaixo para participar da pesquisa:

www.bit.ly/PesquisaFiocruz

Fonte: Fiocruz e Cofen