Filiado à

(48)3222-4552

Geral

CARTA CONJUNTA PELA MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE PEDIATRIA NO HRSJ E HF
30/07/2020

Ilha de Santa Catarina, 30 de julho, 2020

 

CARTA CONJUNTA PELA MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS DE PEDIATRIA NO HRSJ E HF

 

A pandemia de Covid-19 tem tido efeitos drásticos no Brasil. O país vive um processo acelerado de privatização e sucateamento do Sistema Único de Saúde. O governo de extrema-direita de Bolsonaro deixa a saúde até mesmo sem Ministro permanente no auge da pandemia, mantendo um militar na cadeira de interino há mais de 2 meses.

 

No Estado de Santa Catarina a situação não é muito diferente. O número de contágios e mortes tem se acelerado, fruto da ausência de política pública de combate a pandemia. O Governo do Estado e de inúmeros municípios apostaram na “flexibilização” do isolamento social, com reabertura de comércio e transporte coletivo, levando regiões do Estado a uma situação de “Altíssimo Risco” para contágio do Covid-19 e mortes em decorrência disso.

 

Na última semana, e com validade por 14 dias, o transporte coletivo voltou a ser suspenso na Grande Florianópolis, atendendo somente os trabalhadores e trabalhadoras de serviços essenciais. No entanto, abertura de novos leitos de enfermaria e UTI, aquisição de equipamentos e conserto dos que estão fora de funcionamento nos hospitais demoram em ser efetivadas, contribuindo com o agravamento da situação.

 

E em meio a tudo isso, o Governo anuncia a intenção de fechar o setor de emergência pediátrica do Hospital Regional de São José e do Hospital Florianópolis, deixando a população da Grande Florianópolis desguarnecida no atendimento às crianças e adolescentes. Caso isso aconteça, irá sobrecarregar o Hospital Infantil Joana de Gusmão, impactando na lotação e qualidade de atendimento daquele Hospital. O momento exige ampliação da capacidade de atendimento para o conjunto da população, e não podemos admitir fechamento de serviços.

 

As entidades que subscrevem essa carta solicitam urgência no agendamento de uma reunião com a Superintendência dos Hospitais Públicos Estaduais – SUH e com a Diretoria de Supervisão e Controle das Organizações Sociais da SES – Secretaria de Estado da Saúde, para tratar das ameaças de fechamento de serviços em meio à pandemia.

 

Assinam essa nota : SINDSAÚDE /SC , SINTRASEM , SINTRAM SÃO JOSÉ , SINTRAM PALHOÇA , FÓRUM CATARINENSE EM DEFESA DO SUS E CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES.

[ Mais Notícias ]

(48)3222-4552

Rua Frei Evaristo, 77 - Centro - Florianópolis/SC

Rua Castro Alves, 673, Saguaçu - Joinville/SC - CEP: 89221-100 - (47)3025-6444

Rua Sebastião Furtado, 35, Centro - Lages/SC - CEP: 88501-140 - (49)3018-3501

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde Pública Estadual e Privado de Florianópolis e Região