Em assembleia, trabalhadores da Saúde estadual rejeitam proposta de reajuste apresentada pelo Governo e encaminham contraproposta

Os trabalhadores da Saúde Pública Estadual de SC estiveram reunidos em assembleia geral nesta quarta-feira (12) para debater as propostas apresentadas pelo Governo.
Saímos desse encontro com uma tarefa bem delimitada: massificar nosso movimento. As propostas estão longe de suprir nossas demandas, mas o pontapé inicial para as negociações está dado. Agora, precisamos mostrar força para garantir nossas pautas.
A próxima assembleia já tem data: dia 27 de março. Acompanhe os chamados em nossas redes e participe!
Veja um pouco do que foi deliberado:
- Reajuste salarial: A proposta apresentada pelo governo foi de 9% parcelado em três vezes ao longo do próximo ano. O valor não compensa a inflação acumulada, visto que temos pendências do repasse do INPC desde 2021. Assim, nossa contraproposta cobra o reajuste baseado nos índices inflacionários entre 2021 e 2024, pago ainda este ano.
- HP nas aposentadorias: O governo apresenta o PL 20/2025 como a solução para esse impasse. O Projeto segue em discussão nas Comissões da Alesc e precisa de nosso acompanhamento. O SindSaúde continuará divulgando as datas e horários das sessões para que a categoria esteja presente.
- Concurso público: A SES mantém a promessa de divulgação de edital no primeiro semestre de 2025, com vagas nas áreas administrativa, assistencial, vigilância em saúde e regionais. Em nossa resposta, cobramos uma quantidade de vagas compatível com a defasagem de servidores e seguimos reiterando que o Governo arque com a data prometida, com oferta para todas as unidades.
- Segurança e estrutura: Ainda que o governo aponte progresso nas negociações com a polícia, continuamos cobrando uma solução definitiva para a segurança nas unidades. Quanto às questões estruturais, cobramos uma solução para a pauta dos locais de descanso, que são previstos em lei, e propusemos uma reunião para discutir outras medidas.
Todos os caminhos levam à mobilização do dia 27!
Juntos, somos fortes!