Home / Coluna Opinião / 73 anos do SindSaúde/SC: você faz parte dessa história!

73 anos do SindSaúde/SC: você faz parte dessa história!
26/09/2024

73 anos do SindSaúde/SC: você faz parte dessa história!

É com muito orgulho que, no dia de hoje, celebramos os 73 anos do SindSaúde/SC!

Fundado em 26 de setembro de 1951, por Celsa Machado Lemfers, então funcionária do Hospital de Caridade, nosso sindicato mantém um histórico de lutas pelos trabalhadores e trabalhadoras da saúde pública e privada.

Em meio às diversas tentativas de deslegitimação de nosso movimento, olhar para trás é necessário. Não apenas para nossas mobilizações e conquistas, mas para o legado de todos e todas que resistiram antes de nós.

Sobrevivemos aos anos de chumbo da ditadura, à rearticulação do movimento sindical nos anos 70 e às grandes greves da saúde nos anos 90.

Nos anos 2000, construímos mobilizações com conquistas históricas, como a implementação do plano de cargos e salários, em 2006, e a maior greve de servidores da saúde, em 2012.

No setor privado, seguimos firmes na luta contra o corporativismo que não preza pelo bem estar dos trabalhadores, e negociando anualmente a Convenção Coletiva de Trabalho da Saúde Grande Florianópolis, que já acumula três décadas de garantias de direitos.

Hoje, em meio aos nossos 73 anos de luta, temos muito o que comemorar, mas sabemos que nossa missão continua. Enfrentamos novamente uma conjuntura difícil para os trabalhadores da saúde. Desde a reforma trabalhista de 2016, acompanhamos tentativas variadas de destruir os direitos dos trabalhadores e desmobilizar o movimento sindical.

Se engana quem pensa que nos conformamos. Olhamos para nosso legado e sabemos que há um horizonte de muitas lutas e conquistas à nossa frente. Continuaremos firmes na resistência aos ataques contra a saúde e o povo brasileiro.

Por todos que vieram e ainda estão por vir, sabemos que nossa luta vale a pena!