Nota de Solidariedade aos Trabalhadores da Comcap
O SindSaúde/SC se solidariza com as trabalhadoras e os trabalhadores da Comcap, representados pelo Sintrasem, que foram brutalmente atacados em uma manifestação pacífica na manhã desta terça (21), no bairro do Itacorubi. Os trabalhadores estão em greve contra a terceirização dos serviços que tem precarizado rapidamente os serviços de limpeza urbana em Florianopolis.
Repudiamos a postura do prefeito Gean Loureiro, que viola o direito à manifestação de seus servidores e descarta dinheiro público, já que paga para empresas terceirizadas por um serviço que a Comcap sempre fez. A Guarda Municipal e forças especiais da Polícia Militar investiram contra os servidores públicos que manifestavam seu direito a greve.
Espantosa também é a presença do secretário municipal da segurança pública de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, que coordenou a ação completamente desproporcional. Se tal exemplo vem do principal representante da segurança pública, nossos direitos enquanto cidadãos estão ameaçados.
Prefeito, cumpra a lei! Cumpra as decisões judiciais! Os trabalhadores e trabalhadoras da Comcap precisam ser respeitados. Não podemos admitir que o poder público, que tem por dever proteger sua população, esteja agindo para ferir e arrancar sangue de trabalhadores tão valorosos.
O SindSaúde/SC apoia a luta pela Comcap pública e se solidariza com os servidores e servidoras que estão na luta pelos seus direitos e pelo saneamento básico em Florianópolis.