SindSaúde participa do 1º Encontro sobre Consciência Negra no Hospital Nereu Ramos
Em meio às atividades que antecedem o Dia Nacional da Consciência Negra na próxima quarta-feira (20), a diretoria do SindSaúde/SC esteve presente no I Encontro Sobre Consciência Negra do Hospital Nereu Ramos, ocorrido nesta segunda-feira (18).
A realização do evento foi iniciativa dos próprios funcionários da unidade, que queriam um espaço para promover a reflexão e formação sobre as políticas para a negritude e de combate ao racismo, pautas que atravessam seu ofício diário.
A atividade contou com a participação de pesquisadores como Karina Francine Marcelino, Doutoranda em Administração da UDESC, que debateu os impactos do racismo nas instituições brasileiras; e Pedro Cabral Filho, doutor em Educação pela USP, que falou sobre a história e a importância do sistema de ações afirmativas para a garantia da equidade.
Na área da Saúde, o debate foi levantado pela especialista em gestão Claudia Prado da Rosa, que questionou “qual a necessidade de uma política de saúde para a população negra?”. Foram elencadas as principais doenças que acometem o povo negro e as violências sofridas dentro das instituições de saúde. Discutiu-se também a evidente ausência de pessoas negras em posições de gerência e chefia.
Por fim, a psicóloga e mestra em Educação, Simone de Oliveira Ferreira, trabalhou a importância da manutenção da autoestima e pertencimento com a palestra “Era um cisne e não sabia: mude a percepção de si e acesse sua potência.
Sabemos como a pauta da negritude atravessa não só o sistema de Saúde como todas as demais esferas da vida pública e privada do povo brasileiro. Eventos como o ocorrido no Nereu Ramos são de extrema importância para a construção de uma postura mais humanizada dentro e fora dos hospitais.