Em reunião com a SES, SindSaúde cobra respostas sobre pautas do Serviço Público
Em reunião com a Secretaria de Saúde realizada nesta segunda-feira (23), representantes do SindSaúde debateram sobre as pautas dos trabalhadores conforme deliberação da última assembleia geral. Observamos um certo avanço no diálogo com a SES, fruto da mobilização da categoria. O Secretário de Saúde, Diogo Demarchi, comprometeu-se com a resolução de algumas questões, mas nossas demandas ainda dependem dos prazos administrativos. Precisamos continuar atentos.
A respeito da incorporação das Horas Plantão nas aposentadorias, a SES afirmou estar buscando uma resolução administrativa junto ao Governo com o TCE, mas a questão só terá continuidade após a volta do recesso judiciário no final de janeiro.
A Secretaria segue também a promessa de lançar o edital do concurso público no primeiro semestre de 2025, mas ainda não há data definida. Cobramos novamente o aumento no número de vagas para as unidades hospitalares, que possuem grande defasagem a ser suprida.
Quanto aos atrasos nos processos de perícia, foram contratados mais 30 médicos para o estado todo com o objetivo de agilizar as consultas a partir do começo do ano. Outras pautas foram debatidas, como a segurança para os trabalhadores nas unidades, que já vinha avançando mas ainda segue sem resolução.
Reforçamos novamente a necessidade de a SES se colocar em defesa de outras pautas que afetam a população e os trabalhadores, como a gestão pública dos hospitais e a retomada do pagamento do adicional de formação dos ACTs, contratos já tão precarizados.
Seguimos vigilantes a respeito das pautas da Saúde catarinense. Mesmo que o recesso do judiciário limite o andamento de algumas demandas, precisamos começar 2025 mobilizados e com o debate alinhado para dar continuidade ao movimento. No começo do ano, teremos uma nova assembleia geral do Serviço Público, onde deliberaremos em conjunto a respeito dos rumos da nossa luta. Fique atento aos chamados e repasses do sindicato!