Serviços essenciais: “Moro em áreas afetadas e não conseguirei comparecer ao trabalho, o que fazer?”
Sabemos que, em situações de calamidade, a assistência à saúde é ainda mais importante. Apesar disso, trabalhadores de clínicas e hospitais também passam por dificuldades durante esse período, e nem sempre conseguem comparecer ao serviço. Nesses casos, o que fazer?
Ainda que as orientações variem entre unidades públicas e privadas, o passo mais importante é o mesmo: comunique sua chefia ou responsável assim que possível por escrito, para haver registro. Eles devem garantir a escala de atendimentos e precisarão organizar os setores. Lembremos que a população também não pode ficar desamparada.
No serviço público estadual, o Governo emitiu decreto garantindo que setores não essenciais, como alguns administrativos, operem de maneira remota nesta sexta-feira (17) nas cidades em calamidade. Os serviços essenciais, como os de assistência à saúde, devem operar em regime de plantão.
É necessário ver a orientação de funcionamento de seu setor. Se você foi colocado na escala de atendimento e não poderá comparecer, comunique sua chefia com a devida justificativa (morar em área de risco, transporte indisponível, etc) para que a escala seja readequada.
No setor privado, para o trabalhador impossibilitado de cumprir horários por estar em locais de risco, a empresa pode pedir que compense sua falta em outro dia ou mesmo abonar por uma questão de razoabilidade, visto que estamos passando por um cenário excepcional. A orientação é de que se converse com o RH.
Se a impossibilidade for por causa de transporte público, a falta deve ser abonada a menos que a empresa garanta o transporte de outra forma. Tudo dentro das possibilidades de onde o trabalhador estiver, visto que alguns locais estão com estradas comprometidas, riscos de deslizamento, etc.
⚠ Independentemente de seu local de trabalho, jamais coloque sua integridade ou a de terceiros em risco.
Busque uma solução junto às chefias e, caso necessário, entre em contato com o sindicato para agendar atendimento jurídico.