Após pressão da categoria, Jorginho apresenta projeto de incorporação das HP que pode ser uma armadilha para aposentadorias
O Governo do Estado protocolou na Alesc o Projeto de Lei 20/2025, que estabelece a garantia do direito à incorporação da média de HP nas aposentadorias dos servidores da Saúde.
Esse PL é apenas mais um passo do nosso movimento.
Precisamos lembrar que ele foi protocolado por causa de nossa pressão política e abre brechas para o debate na Alesc, mas o Governo do Estado não está do lado dos trabalhadores da Saúde.
Essa suposta solução para as aposentadorias precisa ser avaliada com cuidado, pois a administração de Jorginho Mello tem um histórico de descaso conosco: é a mesma que continua sem apresentar proposta de reajuste salarial para a Saúde, ainda não estabeleceu um calendário para realização de concurso e planeja privatizar hospitais públicos.
O Projeto está em análise nas Comissões da Alesc e também no jurídico do SindSaúde, que estuda como o texto proposto afetaria o regime previdenciário dos trabalhadores. A avaliação preliminar de nossos advogados já tem preocupações sobre o texto apresentado. Uma delas é um trecho que pode afetar futuros reajustes nas aposentadorias.
Nossa vigilância é essencial para garantir que o texto desta lei seja benéfico para a categoria. Mais do que nunca, precisamos estar mobilizados e pressionar o Governo e os parlamentares da Alesc para que respeitem os trabalhadores da Saúde!
O material segue em análise minuciosa, pois se trata da garantia dos direitos de toda uma categoria.
Fique atento!
O texto pode ir para avaliação na CCJ ainda na semana que vem. Acompanhe as redes do SindSaúde para saber atualizações sobre o trâmite desse Projeto e os próximos passos do nosso movimento, que será essencial para garantir a valorização de nossa categoria.