Assembleia da Saúde Pública Estadual aprova proposta de reajuste e aumento da gratificação negociados com o Governo
Nossa mobilização e cobrança nas mesas de negociação garantiram uma proposta de reajuste salarial que foi aprovada por ampla maioria em assembleia pela categoria na tarde desta quarta-feira (23).
O acordo final foi o reajuste de 9% pago em duas vezes (4,5% em maio e dezembro), e aumento da gratificação para 90%, também em duas parcelas, em maio e dezembro.
A aprovação da categoria vem acompanhada de muitas ressalvas. Nossa mobilização garantiu que houvesse avanços nas propostas do Governo, conquistamos a aprovação do PL das Horas Plantão e o compromisso da SES com o anúncio de concurso público ainda esse semestre, mas a valorização que merecemos vai muito além.
A deliberação da assembleia de hoje está longe de ser o fim das negociações. É a continuidade de uma luta que precisa ser constante.
Os percentuais de reajuste não contemplados na proposta atual continuarão sendo reivindicados nas negociações futuras e foram discutidos junto de várias outras pautas:
- Continuaremos debatendo e cobrando nossa data-base em janeiro, uma lei que precisa ser respeitada;
- Aumentaremos as mobilizações nos locais de trabalho, com novas reuniões e criação de grupos de mobilização, já ativos em algumas unidades;
- Fortaleceremos nossa luta contra as privatizações, uma ameaça constante para o Serviço Público;
- Lutaremos pelo respeito aos aposentados, que ainda sofrem com descontos todos os meses;
- Continuaremos cobrando segurança e estrutura nas unidades de Saúde, essenciais para os trabalhadores e população.
Nossa luta é todo dia e não vai parar!
Seguimos juntos pela valorização que merecemos.