Home / Geral / Servidores estaduais da saúde intensificam mobilização em Assembleia nesta quarta (19)

20/06/2024

Servidores Estaduais da Saúde estiveram em Assembleia nesta quarta (19) em Florianópolis para deliberar sobre os rumos da mobilização da categoria. Os trabalhadores evidenciaram o descaso do Governo do Estado com a categoria e expuseram as situações nas unidades de trabalho, com condições extremamente precárias, falta de servidores, escalas sobrecarregadas, carência de equipamentos, assédio moral por parte das administrações e ambientes inseguros para o trabalho.

A assembleia discutiu a possibilidade de uma greve da saúde estadual, encaminhando que a mobilização junto aos servidores efetivos e temporários deve continuar. Dentre as pautas de reivindicação dos servidores estão a realização de concurso público, reajuste das perdas salariais, além da garantia de condições de trabalho nas unidades.

Nas falas dos servidores, há indignação diante das ações do governo estadual, que deixou de arrecadar R$ 21 bilhões por meio de isenções fiscais aos empresários catarinenses. O valor supera o investimento em saúde e educação somados. Para os servidores, a saúde deve ser uma prioridade, visto os problemas enfrentados nas unidades.

Tanto os servidores ativos quanto os aposentados tem sido afetados pelo profundo descaso do Governo Estadual. O governador Jorginho Mello teve como um de seus primeiros atos de governo a suspensão por um ano de qualquer reajuste para a categoria do serviço público estadual. No último dia 12, o governo anunciou um novo ‘plano de contenção’ que visa impedir o aumento da remuneração, nomeação de servidores e realização de concursos públicos. Enquanto isso, os processos seletivos para servidores temporários devem continuar, em contratações sem garantias de direitos.

Ficou encaminhado pela assembleia a continuidade da construção de mobilização da categoria, com uma assembleia prevista para daqui a 30 dias. O trabalho para garantir que o movimento se amplie e intensifique nas unidades deve continuar até lá.