Casos frequentes de violência contra profissionais da Saúde reforçam a necessidade segurança e capacitação dos trabalhadores
Na última semana, pelo menos três casos de agressões a trabalhadores da saúde viralizaram. Sabemos que há muitos outros que nem chegam ao nosso conhecimento.
Nos solidarizamos com esses trabalhadores e precisamos falar sobre o assunto.
A violência, que deveria ser algo raro, virou rotina para quem trabalha na Saúde. Agressões físicas, hostilidade psicológica e desrespeito comprometem tanto a segurança dos trabalhadores quanto a qualidade do atendimento prestado à população.
O QUE PRECISA MUDAR?
- Capacitação para todos os profissionais, principalmente os que lidam diretamente com pacientes em situações delicadas ou de instabilidade, para que saibam como agir nessas situações.
- Segurança nas unidades de saúde, com profissionais treinados para agir de forma ética e eficiente.
- Combate à sobrecarga de trabalho, desvalorização e estrutura precária, que são grandes agravantes para o adoecimento dos trabalhadores e precarização dos atendimentos.
A violência não pode ser normalizada! Denuncie, cobre melhorias e lute pelos direitos de quem está na linha de frente da saúde.