Em audiência no TRT, SindSaúde garante fechamento da CCT com reajuste para toda a categoria da Saúde Privada

Após cinco audiências de mediação no Tribunal do Trabalho, finalmente encerramos as negociações da Convenção Coletiva da Saúde Privada da Grande Florianópolis.
Nossa cobrança, o reajuste para todos da categoria, foi conquistada. O valor estabelecido foi de 4,60%, proporcional às perdas inflacionárias do período negociado.
Foram meses de reuniões e mobilizações desde a nossa data-base, em novembro. A dificuldade no fechamento ocorreu porque, inicialmente, as empresas de Saúde se recusaram a dar qualquer valor para a categoria da Enfermagem.
Após diversas tratativas, foi aceita uma proposta de mediação apresentada pela desembargadora responsável, que permitiu avanços e garantiu a incorporação progressiva dos valores nos salários-base da categoria, conforme aprovado em Assembleia.
Veja como ficam os reajustes:
- Para os trabalhadores da categoria em geral e da Enfermagem de unidades filantrópicas, foi garantido o reajuste de 4,60% no salário-base desde novembro, com retroativo em duas parcelas nos pagamentos de junho e julho.
- Para os demais trabalhadores da Enfermagem, o reajuste no Piso também será de 4,60%, pago como abono em quatro parcelas a partir do pagamento de agosto. Esse pagamento será feito para contratos ativos desde novembro de 2024 ou antes, e ainda vigentes nos meses do pagamento. A partir do pagamento de dezembro de 2025, o reajuste será incorporado no salário-base de todos.
- Para ambos os casos, não haverá desconto para trabalhadores que já vinham recebendo valores de reajuste antecipados de qualquer natureza pelas empresas.
- Por fim, na próxima data-base, em novembro deste ano, apenas as cláusulas sobre reajuste entrarão em pauta. As demais cláusulas sociais serão debatidas na data-base de novembro de 2026.
O Sindsaúde/SC informará todos os detalhes do texto final da nova Convenção Coletiva quando for protocolado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Continuamos ativos e engajados na luta pelos direitos e valorização de todos os trabalhadores!