Home / Coluna Opinião / Empresa terceirizada serve larvas na alimentação dos servidores no Hospital Regional de Joinville

02/07/2024

Os servidores do Hospital Regional de Joinville depararam-se com uma surpresa desagradável na refeição servida no último sábado (29): larvas foram servidas junto com o habitual feijão e arroz dos trabalhadores. Longe de ser um caso isolado, a empresa terceirizada responsável pelo serviço, a Sepat Multiserve, tem tido constante problemas com o fornecimento das refeições.

Ao portal de notícias Chuville, a SES respondeu estar ciente e lamentar o ocorrido, chamado de ‘episódio isolado’. Nós servidores estaduais sabemos que está longe de ser um caso isolado. O mito da terceirização como suposta melhoria dos serviços é escancarado nesses exemplos que se multiplicam nas unidades de saúde.

Para além dos insumos de baixa qualidade, a empresa possui registros e denúncias a respeito da sobrecarga de trabalho nas cozinhas, além de desvio de funções. Em Joinville, a companhia atende os servidores estaduais do Hospital Regional e da Maternidade Darcy Vargas, os municipários da UPA Sul e é responsável pela merenda escolar da educação municipal.

Na UPA Sul de Joinville, os trabalhadores registraram em novembro do ano passado a distribuição de pães podres. No mesmo mês, o Sinsej - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville - denunciou o desperdício e as más condições de armazenamento de insumos em uma creche da zona sul do município.

Entre as unidades do serviço público estadual de saúde atendidas pela Sepat estão o Hospital Teresa Ramos, de Lages, o Hospital Waldomiro Colautti, de Ibirama, a Maternidade Dona Catarina Kuss, de Mafra, além do Hospital Infantil, em Florianópolis.