Home / Coluna Opinião / Nota de apoio à greve nacional dos servidores e servidoras do INSS

Nota de apoio à greve nacional dos servidores e servidoras do INSS
23/07/2024

Nota de apoio à greve nacional dos servidores e servidoras do INSS

O SindSaúde/SC manifesta seu apoio à greve nacional dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já apresenta focos de mobilização em todos os estados brasileiros. O movimento luta pela melhoria das condições de trabalho, valorização e avanços na negociação da campanha salarial da categoria, que está com suas carreiras prejudicadas pelas contrarreformas administrativas do Governo Federal.

A agenda de mobilizações dos trabalhadores foi aprovada em plenária nacional, convocada no último dia 13 de julho pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), já obteve alguns êxitos nas mesas de negociação com o Governo. Dentre elas, está a revogação da extinção da GAE, Gratificação de Atividade Executiva existente há mais de 30 anos para a categoria.

A greve no INSS representa uma importante pauta para a manutenção de toda a Previdência Social brasileira, visto que a qualidade do serviço público perpassa também a valorização de seus trabalhadores. A proposta de reestruturação de carreira apresentada aos servidores do Instituto previa, inclusive, a possibilidade do congelamento das gratificações de mais de 50 mil aposentados e pensionistas que garantiram a continuidade dos serviços de seguridade social durante anos.

A permanência da GAE é apenas mais um dos exemplos de como a mobilização dos trabalhadores é capaz de garantir a manutenção de seus direitos. Continuaremos apoiando e construindo a luta conjunta por um serviço público, de qualidade e que garanta a valorização de seus profissionais.