Nota de apoio ao movimento de luta contra a privatização do HFB, no Rio de Janeiro
O SindSaúde/SC vem a público manifestar sua solidariedade aos trabalhadores e movimentos sociais engajados na luta contra a privatização do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), no Rio de Janeiro.
A descentralização dos serviços do HFB foi oficializada através de uma portaria publicada no Diário Oficial da União na semana passada, e recebeu resposta rápida do movimento pela Saúde Pública. Trabalhadores permaneceram acampados e realizando mobilizações em frente à unidade para barrar a entrega de sua gestão à iniciativa privada do Grupo Hospitalar Conceição.
O encerramento das negociações para troca da gestão ocorreu nesta semana de maneira impositiva, e o movimento dos trabalhadores foi dissolvido de forma truculenta pelos batalhões de choque da Polícia Federal e Militar do Rio de Janeiro.
Sabemos que tanto a precarização do Serviço Público quanto a criminalização dos movimentos em sua defesa são uma prática comum na política em curso nas várias esferas administrativas do Brasil. A mobilização dos trabalhadores do Rio de Janeiro é mais um exemplo de postura contra esses ataques à população brasileira e deve ser apoiada e fortalecida, tanto na luta contra a privatização do HFB quanto nas demais instituições com indicativo de um destino parecido.
Em Santa Catarina, unidades de saúde estaduais estão em avaliação para entrega a parcerias público-privadas, e também serão combatidas pelo movimento dos trabalhadores e população.
A SAÚDE DO POVO BRASILEIRO NÃO ESTÁ À VENDA! NÃO À PRIVATIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO!