Home / Coluna Opinião / Nota de repúdio à ação violenta da Prefeitura de Florianópolis contra o movimento UPA Sul Fica

03/06/2024

O SindSaúde/SC vem manifestar repúdio ao ato violento perpetrado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio de sua Guarda Municipal, contra o movimento UPA Sul Fica no sábado (1). Os manifestantes, incluindo as vereadoras Tânia Ramos e Cíntia Mendonça, foram recebidos com truculência pelos agentes, com o uso de spray de pimenta para desmobilização do ato.

O movimento tem como objetivo a permanência da unidade de UPA ao lado do Terminal de Integração do Rio Tavares, que é acessível para diversos bairros do sul da ilha e que tem sido atacada com discursos privatizantes e terceirizantes pelo prefeito Topázio Neto. A prefeitura quer tirar a unidade de sua atual localização e colocá-la mais afastadas dos bairros, tentando justificar a mudança por uma reforma no prédio.

Por sua rede social favorita, o Tik Tok, o prefeito Topázio Neto fala que o movimento é contra a construção do Hospital Dia, que é chamado assim, mas não demonstra suprir a necessidade de atendimento da região. O movimento não se coloca contrário à instalação de nova unidade de saúde, e sim da permanência e do investimento na UPA Sul na localidade em que ela se encontra hoje, localização extremamente importante para o atendimento da população do sul da ilha.

Não é a primeira vez que o prefeito age com truculência em relação às reivindicações dos trabalhadores. Manifestamos solidariedade aos moradores, conselhos, parlamentares e entidades comunitárias presentes no ato e nos colocamos a favor do movimento da UPA SUL FICA, pelo atendimento acessível e de qualidade da população.