O FIM DA ESCALA 6X1 É UMA PAUTA DE SAÚDE PÚBLICA! Fortaleça o debate
Ainda que os serviços de Saúde não sigam necessariamente os mesmos horários do comércio, nossa luta precisa considerar os fatores de adoecimento da população.
Relacionar longas jornadas de trabalho ao adoecimento dos trabalhadores é constatar o óbvio! Descanso vai além de repouso: envolve lazer, socialização, prática de esportes e atenção à vida cotidiana.
Um regime mais equilibrado e menos sobrecarregado melhora a saúde física e mental da população. Isso também reflete na qualidade dos serviços de Saúde, pois diminui a sobrecarga das estruturas de atendimento.
Mesmo que essa proposta não afete diretamente os trabalhadores da saúde, qualquer mudança para limitar jornadas abusivas é uma vitória na luta trabalhista e abre precedentes para futuras melhorias nas condições de trabalho da própria categoria. Defender o fim da escala 6x1 fortalece a união entre categorias profissionais, ampliando nossa capacidade de mobilização e negociação.
Nossa pauta não é apenas pela aprovação da PEC. É preciso cobrar dos parlamentares que, durante sua contemplação, tenham um compromisso com a qualidade de vida dos brasileiros. Sem isso, o texto final pode virar uma legislação incoerente, prejudicando os trabalhadores.
Enriqueça esse debate!
Participe das mobilizações na sua região.
Converse com seus conhecidos sobre essa pauta.