Home / Geral / Por que a negociação da CCT e do Piso Nacional da Enfermagem ainda não foi fechada?

17/05/2024

Mais uma semana termina e a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e o Piso Nacional da Enfermagem não é finalizada. A discussão acontece desde o final de 2023. O STF determinou a regionalização do Piso da Enfermagem e abriu precedente para amarrar a negociação à data-base (1 de novembro) da categoria, o que nos levou a esse ponto.

Após três assembleias para definir a posição dos trabalhadores, o SindSaúde/SC segue respeitando a decisão de não abrir mão de direitos fundamentais e não aceitar propostas que debocham da cara do trabalhador.

Se a direção SindSaúde/SC não se comprometesse com esse preceito, as negociações de fato já estariam fechadas, uma vez que poderíamos ter aceitado as propostas absurdas apresentadas pelo patronato. O que as empresas têm oferecido até o momento, são retiradas graves de direitos ao mesmo tempo em que não oferecem uma contrapartida justa em relação às cláusulas salariais.

É essa postura das empresas que levou a categoria a votar pela levada da negociação à mediação judicial. Porém, até o momento, não houve conciliação possível que não representasse perdas significativas. Somente agora, com a mediação do TRT, é que as empresas aceitaram a resolução sobre o pagamento da inflação acumulada até a data-base, que é de 4,14%. Que contrapartida é essa?

Na manhã desta sexta (17), a nova reunião marcada com o patronato, foi transferida pelos representantes das empresas para o dia 22. O objetivo do SindSaúde/SC é que os trabalhadores recebam seus direitos a partir da próxima folha de pagamento. Assim, conseguimos antecipar para segunda (20) a rodada de negociação.

Não havendo acordo na próxima segunda, voltaremos para a mediação com o TRT a fim de garantir os direitos na mediação.

Como direção, continuamos lutando pelos direitos dos trabalhadores. Da parte da categoria, é importante continuar mobilizado e atento aos chamados do sindicato.