Segunda rodada de negociações do Piso Estadual termina sem acordo e terá nova sessão em 21 de fevereiro
A segunda rodada de negociações do Piso Estadual de Santa Catarina, realizada nesta quinta-feira (30), terminou sem consenso. A próxima sessão está marcada para 21 de fevereiro.
Mesmo que, na representação do Setor Privado do SindSaúde/SC, os pisos salariais sejam definidos pela Convenção Coletiva, o reajuste estadual serve como referência nas negociações.
A proposta dos trabalhadores:
A reivindicação inicial apresentada foi de 10% de reajuste com 5% de aumento real sobre as quatro faixas salariais. Esse valor foi baseado no reajuste do Salário Mínimo Nacional (7,51%).
Nossa proposta é justa e leva em conta o discurso da própria FIES, que comemora o aumento expressivo da economia catarinense, mas se recusa a negociar um aumento digno para os trabalhadores.
O impacto na Saúde Privada:
Na Grande Florianópolis, o piso salarial da categoria é definido pela Convenção Coletiva, mas as negociações costumam se arrastar porque as empresas de saúde esperam o desfecho do Piso Estadual para evitar reajustes maiores.
Lembrando que, neste ano, as empresas estão defendendo que os profissionais da Enfermagem não recebam nenhum reajuste salarial, o que tem sido duramente combatido pelo SindSaúde nas negociações.
Diante da resistência dos patrões em valorizar aqueles que sustentam o crescimento econômico de Santa Catarina, aguardamos as novas rodadas de negociação:
📅 14/02 - Convenção Coletiva
📅 21/02 - Piso Estadual