SES afirma que não concederá gratificação Covid aos demais servidores
Em reunião nesta quinta (24), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou aos representantes do SindSaúde/SC que não irá estender a gratificação Covid aos demais servidores. A reivindicação da categoria surgiu a partir de uma Medida Provisória lançada pelo Governo que concede os valores apenas para médicos e servidores do COES.
A posição dos representantes da SES na reunião foi de justificativa, e não de construção de contraproposta em relação à MP desigual. O SindSaúde/SC questionou, por exemplo, o fato de a classe médica ter sido beneficiada tanto com o reajuste concedido à categoria e agora com a gratificação.
Uma das posições trazidas pelos representantes da SES é que a Medida Provisória só foi possível graças ao estado de calamidade pública, que tem previsão de término em 31 de março. Para o SindSaúde/SC a justificativa tem a intenção de desmobilização da categoria, uma vez que o governo pode vir a estender o período.
Os representantes da SES afirmam que enviarão por escrito as negativas em relação ao ofício elaborado a partir da assembleia dos servidores e das servidoras públicas de Santa Catarina na última segunda (21).
Outras pautas
Para além da pauta da Medida Provisória, os representantes da SES concordaram em construir um calendário de negociação para que se debatam as pautas que não foram discutidas na última negociação. Algumas das mais importantes, apontadas inclusive pela assembleia da última segunda (21), é a necessidade de concurso público e reajuste do vale-alimentação.
Além disso, a SES afirma que já teria encaminhado para a Secretaria de Administração um ofício pedindo a aprovação de reajuste aos aposentados sem paridade. A categoria foi uma das mais prejudicadas pela Reforma da Previdência do Governo Moisés, tendo 14% de seus salários confiscados desde novembro de 2021. Esses aposentados não foram contemplados pelo último reajuste, aprofundando as perdas salariais.
Próximos passos
Com as negativas em relação ao fornecimento da gratificação, o SindSaúde/SC dará continuidade aos encaminhamentos retirados em assembleia. Fique atenta/o ao chamado do sindicato para novas atividades de mobilização.