Home / Coluna Opinião / Trabalhadores da Saúde Pública Estadual definem continuidade da agenda de mobilizações

Notícias

Mantenha-se atualizado

Trabalhadores da Saúde Pública Estadual definem continuidade da agenda de mobilizações
02/08/2024

Compartilhe

Trabalhadores da Saúde Pública Estadual definem continuidade da agenda de mobilizações

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (01), em Florianópolis, trabalhadores da Saúde Pública de Santa Catarina definiram nova agenda de mobilizações para a categoria.

Nas falas dos presentes, foi reforçada a negligência do Governo Estadual com as pautas dos trabalhadores e com a qualidade do Serviço Público, que afeta tanto servidores ativos quanto aposentados. Um dos primeiros atos administrativos de Jorginho Mello foi a suspensão por um ano de qualquer reajuste para a categoria do serviço público estadual.

Soma-se a isso o descumprimento da decisão judicial que estipulou prazos para que o Estado apresentasse calendário de realização de concurso público. Para além da precarização dos serviços oferecidos nas unidades estaduais, a falta de novos servidores tem intensificado o sucateamento do SC Saúde e do IPREV.

Enquanto continua a precarizar o Serviço Público, o Jorginho Mello segue fazendo concessões para a iniciativa privada no estado, como a autorização de isenções fiscais a empresários que deixou de arrecadar R$ 21 bilhões, valor maior que a somatória dos investimentos em saúde e educação.

Baseados na necessidade constante de nos mantermos ativos e engajados na luta por nossos direitos, serão organizados novos grupos de mobilização, com passagens presenciais frequentes nas unidades de trabalho. O objetivo é debater as necessidades da categoria e a importância da participação nas assembleias, espaço deliberativo com legalidade para delimitação de mobilizações.

A categoria deve estar presente e participativa também na ALESC no dia 8 de agosto, quando ocorrerá sessão conjunta de todas as comissões, bem como em outros espaços de mobilização que ocorrerão na Assembleia e serão divulgados nas redes do SindSaúde/SC.

Por fim, foi pontuada a importância da participação de todos os trabalhadores na disputa de consciência política com a categoria. O sindicato enquanto entidade representativa torna-se mais forte quando todos se fazem presentes em peso nos espaços de debate e deliberação.

Todas as deliberações serão reforçadas no ofício de resposta à última reunião com o Governo. Continuaremos juntos e engajados na luta por um serviço público de qualidade em SC!

Newsletter